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Sobre a Documentação :: Botões do Sistema

Processo Pedidos    

Finalidade

Possibilitar o gerenciamento dos pedidos de compra e venda. A integração entre os parceiros comerciais acontece pelo sistema de back office ou pela WEB.


Regra do Processo
Para que esse processo seja executado, com a efetiva implantação de cada uma das etapas nele contidas, é necessária a configuração das seguintes regras de parceria:
Lista das Regras de Parceria a serem definidas
 para o  Processo Pedidos
Funcionalidade Regra Atributo  Valor Objetivo Onde Configurar
Aceitar Pedido Alterar Data de Entrega Número de Dias O usuário informa Caso o fornecedor queira se assegurar que pode entregar o pedido em tempo hábil, essa regra pode ser configurada para alterar a data de entrega, somando o número de dias informado pelo usuário na data de entrega original. Fornecedor
Lead Time Verdadeiro/Falso Caso o fornecedor queira se assegurar que pode entregar o pedido em tempo hábil, essa regra pode ser configurada para calcular a data de entrega com base no Lead Time de Venda do item, existente no Catálogo.
Atenção: Se a regra for configurada, mas não existir Lead Time  no catálogo, a data de entrega será alterada para data de inclusão do pedido.
Validação no Back Office Validação de Dados Integrar Pedido com Erro Verdadeiro/Falso Configura se o sistema deve ou não enviar ao back office uma tag no XML indicando ao adapter que, mesmo que ocorra erros, o pedido deve ser gravado. Fornecedor
Confirmação de Documento Controle de Notificação E-Mail Verdadeiro/Falso Configura se quer receber e-mail, notificando a confirmação e recebimento de um pedido. Cliente e Fornecedor
Manter Pedido Valor Padrão Tipo Frete FOB/CIF/A Retirar Determina qual o tipo de frete a ser utilizado pelos pedidos.  O tipo de frete configurado na regra não poderá ser alterado no momento do cadastro do pedido. Cliente e Fornecedor
Natureza Operação O usuário informa Determina a natureza de operação a ser apresentada como padrão no cabeçalho dos  pedidos (compra e venda), no momento do cadastro. Cliente e Fornecedor
Plano Pagamento O usuário informa Determina o plano de pagamento a ser apresentado como padrão no cabeçalho dos pedidos (compra e venda), no momento do cadastro. Cliente e Fornecedor
Transportador O usuário informa Determina o código do transportador a ser apresentado como padrão no cabeçalho dos pedidos (compra e venda), no momento do cadastro. Cliente e Fornecedor
Validação de Dados Não Validar Valor Mínimo por Pedido Verdadeiro/Falso Configura se o sistema deve verificar o atributo da visão comercial que indica o valor mínimo por pedido ao gerar o pedido de venda. Cliente e Fornecedor
Notificar Parceiro Cancela Pedido não Confirmado Número de Dias O usuário informa Complemento da regra Notificação Fornecedor Pedido não Confirmado. Configura que o sistema, de acordo com o número de dias informado na regra, deverá notificar o fornecedor de que existe um pedido pendente que será cancelado, caso não seja obtida nenhuma informação. Cliente
Notificação Fornecedor Pedido não Confirmado Número de Dias O usuário informa Configura que o sistema, de acordo com o número de dias informado na regra, deverá notificar o fornecedor de que existe um pedido, para o qual ele não se manifestou. Cliente
Controle de Notificação  E-Mail Verdadeiro/Falso Configura se autoriza o recebimento de notificação por e-mail. Cliente e Fornecedor
Notificação da Data de Entrega do Pedido Número de Dias O usuário informa Configura se notifica o fornecedor de uma entrega, "x" dias antes da data prevista. Cliente
Receber Aceite de Pedido Controle de Notificação e-Mail Verdadeiro/Falso Configura se o sistema deve ou não enviar e-mail para o parceiro, indicando o aceite do pedido automaticamente. Cliente e Fornecedor
Receber Alteração Pedido Aceite de Documento Aceitação Automática Verdadeiro/Falso Configura o aceite automático do pedido, mesmo que seja com alterações. Cliente e Fornecedor
Integra após aceite Verdadeiro/Falso Configura a integração do pedido no back office após aceite das condições do pedido. Cliente e Fornecedor
Confirmação de Documento Confirmação Automática
Verdadeiro/Falso Configura o envio da Confirmação de Recebimento do pedido,  automaticamente, quando receber uma alteração de pedido. Cliente e Fornecedor
Integra após Confirmação
Verdadeiro/Falso Configura que após o envio da confirmação do recebimento do pedido, este será integrado ao sistema back office. Cliente e Fornecedor
Controle de Notificação E-Mail
Verdadeiro/Falso Configura se autoriza o recebimento notificação por e-mail, na alteração do pedido. Cliente e Fornecedor
Reter Pedido Envio Manual
Verdadeiro/Falso Permite reter o pedido vindo do back office para envio posterior. Cliente 
Atualiza Informações Manter Entregas Realizadas  

Faturado, Aceito, Atendido, Pendente,Cancelado,Processo de Embarque.

 

Permite não eliminar as entregas de produtos já efetuadas e/ou faturadas quando do recebimento de uma atualização de pedido que ainda está em aberto. Cliente
Limitar Alteração Quantidade <,>,X Configura um limite das alterações que poderão ser feitas pelo parceiro, durante o processo de aceite do pedido. Quando um ou mais parâmetros violarem a regra, o pedido é devolvido para o parceiro que efetuou a alteração.
Se a regra for configurada nos dois lados, o sistema pode entrar em looping.
Cliente
Preço <,>,X
Data Entrega <,>,X
% Margem Alterar Quantidade O usuário informa 
% Margem Alterar Preço O usuário informa 
Dias Alterar Data Entrega O usuário informa 
Valor Total Pedido O usuário informa
Ação Alterar para última posição / Aceite Manual - Alterar para última posição: se os valores da alteração do pedido (quantidade, preço ou data de entrega), configurados também na regra Limitar Alteração, forem superiores ao permitido, o sistema não altera o pedido e o devolve com os valores anteriores.

- Aceite Manual: se os valores da alteração do pedido (quantidade, preço ou data de entrega), configurados também na regra Limitar Alteração, forem superiores ao permitido, o sistema notifica o parceiro para que este faça o aceite do pedido manualmente.

Cliente
Receber Cancelamento Pedido Aceite de Documento Aceitação Automática Verdadeiro/Falso Configura o aceite automático do pedido, mesmo que este tenha sido cancelado. Cliente e Fornecedor
Integra após aceite Verdadeiro/Falso Configura a integração do pedido no back office após aceite do cancelamento das condições do pedido. Cliente e Fornecedor
Confirmação de Documento Confirmação Automática
Verdadeiro/Falso Configura o envio da Confirmação de Recebimento do pedido,  automaticamente, quando receber um cancelamento de pedido. Cliente e Fornecedor
Integra após Confirmação
Verdadeiro/Falso Configura que após o envio da confirmação do recebimento do pedido, este será integrado ao sistema back office. Cliente e Fornecedor
Controle de Notificação E-Mail
Verdadeiro/Falso Configura se autoriza o recebimento notificação por e-mail, no cancelamento pedido. Cliente e Fornecedor
Receber Inclusão Pedido Aceite de Documento Aceitação Automática Verdadeiro/Falso Configura o aceite automático do pedido, na inclusão. Cliente e Fornecedor
Integra após aceite Verdadeiro/Falso Configura a integração do pedido no back office após aceite das condições do pedido, na inclusão. Cliente e Fornecedor
Acessa com Pedidos Atrasados Restringe/Libera Restringe o acesso do fornecedor para aceite de novos pedidos, caso existam entregas atrasadas.  O pedido fica bloqueado até que uma nota fiscal seja enviada, concluindo a entrega atrasada ou até que um novo pedido seja enviado, indicando que a regra não está mais configurada para restringir. Cliente
Confirmação de Documento Confirmação Automática
Verdadeiro/Falso Configura o envio da Confirmação de Recebimento do pedido,  automaticamente, quando receber uma inclusão de pedido. Cliente e Fornecedor
Integra após Confirmação
Verdadeiro/Falso Configura que após o envio da confirmação do recebimento do pedido, este será integrado ao sistema back office. Cliente e Fornecedor
Controle de Notificação E-Mail
Verdadeiro/Falso Configura se autoriza o recebimento notificação por e-mail, na inclusão do pedido. Cliente e Fornecedor
Reter Pedido Envio Manual
Verdadeiro/Falso Permite reter o pedido vindo do back office para envio posterior. Cliente 
 

Também é necessário configurar as seguintes regras genéricas:
Lista das Regras Genéricas a serem definidas 
para o Processo Pedidos
Regra Atributo  Valor Objetivo Onde Configurar
Cancela Pedido não Confirmado Número de Dias O usuário informa  Complemento da regra Notificação Fornecedor Pedido não Confirmado. Configura que o sistema, de acordo com o número de dias informado na regra, deverá notificar o fornecedor de que existe um pedido pendente que será cancelado, caso não seja obtida nenhuma informação. Cliente 
Controle de Notificação Ao Receber Alteração de Pedido Verdadeiro/Falso  Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Alteração de Pedido. Cliente/Fornecedor
Ao Receber Cancelamento de Pedido Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Cancelamento de Pedido.
Ao Receber Confirmação de Pedido Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Confirmação de Pedido.
Ao Receber Inclusão de Pedido Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Inclusão de Pedido.
Ao Receber Aceite do Pedido Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Alteração de Pedido.
Ao Receber Aviso Pedido não confirmado Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Pedido não Confirmado.
Número de Dias Verdadeiro/Falso Configura o recebimento de e-mail quando receber uma mensagem de Inclusão de Pedido. Cliente/Fornecedor
Contatos  para Notificação Back Office/ e-Collaboration Configura qual contato será notificado nos processos. Se a regra for configurada como back office será notificado o contadto recebido na mensagem XML; caso contrário, o  e-Collaboration seguirá a seguinte seqüência para notificação:
  1. usuário cadastrado na visão de cada item do pedido;
  2. contato cadastrado na visão comercial de cada item do pedido;
  3. contato cadastrado na parceria do pedido;
  4. contato cadastrado de endereço;
  5. contato cadastrado no parceiro.

 

Cliente/Fornecedor
Funcionalidade Automática Aceite na Alteração do Pedido Verdadeiro/Falso Configura que serão aceitas as condições do pedido quando receber uma alteração. Cliente e Fornecedor
Aceite na Inclusão do Pedido Configura que serão aceitas as condições do pedido quando receber uma inclusão. Cliente e Fornecedor
Aceite no Cancelamento do Pedido Configura que serão aceitas as condições do pedido quando receber um cancelamento. Cliente e Fornecedor
Alterar Data de Entrega pelo Lead Time Caso o fornecedor queira se assegurar que pode entregar o pedido em tempo hábil, essa regra pode ser configurada para calcular a data de entrega com base no Lead Time de Venda do item, existente no Catálogo.
Se a regra for configurada, mas não existir Lead Time  no catálogo, a data de entrega será alterada para data de inclusão do pedido.
 Fornecedor
Confirmação na Alteração do Pedido Configura que será enviada uma confirmação de recebimento de pedido automaticamente, quando recebe uma alteração de pedido. Cliente e Fornecedor
Confirmação na Inclusão do Pedido Configura que será enviada uma confirmação de recebimento de pedido automaticamente, quando recebe uma inclusão de pedido. Cliente e Fornecedor
Confirmação no Cancelamento do Pedido Configura que será enviada uma confirmação de recebimento de pedido automaticamente, quando recebe um cancelamento de pedido. Cliente e Fornecedor
Integração de Pedido Funcionalidade Automática Verdadeiro/Falso Configura o envio da confirmação de recebimento de pedido, quando receber um cancelamento. Cliente e Fornecedor
Funcionalidade Automática Configura o envio da confirmação de recebimento de pedido, quando receber uma inclusão.
Após Aceite na Alteração do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após aceite na alteração.
Após Aceite na Inclusão do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após aceite na inclusão.
Após Aceite no Cancelamento do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após aceite no cancelamento.
Após Confirmação na Alteração do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após confirmação da alteração.
Após Confirmação na Inclusão do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após confirmação na inclusão.
Após Confirmação no Cancelamento do Pedido Configura que o pedido será integrado ao back office, após confirmação no cancelamento.
Após  Pedido Aceito pelo Parceiro Configura que o pedido será integrado ao back office, após ser aceito pelo parceiro.
Limitar Alteração % Margem Alterar Preço O usuário informa Configura um limite das alterações, que poderão ser feitas pelo parceiro, durante o processo de aceite do pedido. Quando um ou mais parâmetros violarem a regra, o pedido é devolvido para o parceiro que efetuou a alteração.
Se a regra for configurada nos dois lados (cliente e fornecedor), o sistema pode entrar em looping.
Cliente
% Margem Alterar Quantidade O usuário informa
Data Entrega >,<,X
Dias O usuário informa
Preço >,<,X
Quantidade >,<,X
Valor Total Pedido O usuário informa
Dias Alterar Data Entrega O usuário informa
Manter Pedidos de Compra Modelo de Pedido Modelo 1, Modelo 2 e Modelo 3 Configura qual modelo de interface será apresentada ao usuário ao pressionar o link Pedidos de Compra na opção Cadastros.

Modelo 1 - Pedido Completo.
Modelo 2 - Pedido simplificado no qual o usuário representante pode inserir as informações do cliente no momento do cadastro do pedido.
Modelo 3 - Pedido simplificado no qual serão apresentados todos os itens da parceria.  Neste caso, deve-se inserir as entregas e as quantidades dos itens desejados.

Cliente
Notifica Data Entrega Pedido Número Dias O usuário informa  Notifica o fornecedor de uma entrega dias antes da data prevista, de acordo com o valor informado. Cliente 
Notifica Fornecedor Pedido não Confirmado Número Dias O usuário informa  Configura que o sistema, de acordo com o número de dias informado na regra, deverá notificar o fornecedor de que existe um pedido, para o qual ele não se manifestou. Cliente 
Não Validar Dt Ent < Dt Atual Aceite Pedido Verdadeiro/Falso Configura para que no momento do aceite de um pedido, o sistema não verifique se a data de entrega é maior ou igual a data corrente. Cliente e Fornecedor
Receber Alteração Pedido Back Office Manter Entregas Realizadas Faturado, Aceito, Atendido, Pendente, Cancelado, Processo de Embarque Permite não eliminar as entregas de produtos já efetuadas e/ou faturadas quando do recebimento de uma atualização de pedido que ainda está em aberto, alterando o status desse pedido a cada procedimento no sistema. Cliente
Tipo Valor Cabeçalho Pedido Lista de valores da tabela de Tipos de Valores para o e-Collaboration Inserir automaticamente no cadastramento do pedido a lista de tipos de valores que o parceiro irá digitar para o Cabeçalho do Pedido. Cliente
Item Pedido Lista de valores da tabela de Tipos de Valores para o e-Collaboration Inserir automaticamente no cadastramento do pedido a lista de tipos de valores que o parceiro irá digitar para cada item do pedido. Cliente
Valor Padrão Moeda 1,2,3...54 Configura que será utilizado o valor padrão desta regra quando os atributos (moeda, parceiro, tipo atendimento, tipo frete) não vierem na mensagem XML. Cliente e Fornecedor
Parceiro O usuário informa 
Tipo Atendimento Total, Cancela Saldo, Mantém Saldo
Tipo  Frete O usuário informa
Plano Pagamento O usuário informa
Verificar Lote Múltiplo Ao Receber Inclusão  do Pedido Verdadeiro/Falso Permite ao usuário configurar se deseja validar o lote múltiplo no fornecedor para o Processo de Pedido. Fornecedor e Cliente
Ao Receber Alteração do Pedido

 


Para o Processo Solicitação da Situação do Pedido, é necessária a definição das seguintes regras entre os parceiros de negócio:
Lista das Regras de Parcerias a serem definidas 
para o Processo Solicitação da Situação do Pedido
Funcionalidade Regra Atributo  Valor Objetivo Onde Configurar
Solicitação Situação do Pedido Controle de Notificação E-Mail Verdadeiro/Falso Configura se quer ou não receber e-mail, notificando o recebimento da solicitação (fornecedor) ou a resposta à solicitação (cliente). Cliente e Fornecedor
Responder Solicitação Situação do Pedido Forma de Comunicação Transação B2B/WEB Configura a forma de comunicação entre a parceria.  Fornecedor

 

Pedido com Itens de Consumo Direto

O sistema trata também o processamento de Pedidos com itens de consumo direto. Como estes itens normalmente se referem à compra de materiais não produtivos, como por exemplo materiais de escritório e produtos de limpeza, os clientes não possuem esses itens cadastrados no sistema de gestão, pois não controlam esses estoques.

O que ocorre é o cadastramento de um único item ou agrupamento por categoria.

Exemplo: Código: 9999 - Descrição: Materiais de Escritório (item único)

               Código: 99991 - Descrição: Materiais de Escritório (Item por categoria)
               Código: 99992 - Descrição: Materiais de Limpeza.

Quando um cliente faz um pedido de compra de um item deste tipo, é informada uma descrição, porém sem entrar em detalhes de especificação, como modelo, cor etc.

Exemplo: Na aquisição de uma caixa de canetas esferográficas, é informada no pedido a solicitação de uma caixa do item de código 99991; na descrição é especificado que se trata de canetas esferográficas.

Porém, para que os fornecedores que têm estes itens abertos nos seus sistemas possam dar entrada nos pedidos de venda, precisarão fazer a tradução destes.

Com o e-Collaboration, o processo funcionará da seguinte forma:

1. O cliente, no Cadastro de Itens do módulo Catálogo, identificará os itens de débito direto.

2. Quando o e-Collaboration do cliente receber um pedido, verificará que este apresenta um ou mais itens de consumo direto, conforme o parâmetro do catálogo e enviará este pedido para o e-Collaboration do fornecedor sem fazer nenhuma tradução de códigos.

3. Quando o e-Collaboration do fornecedor receber o pedido, e também identificar os itens de consumo direto,  irá disparar uma notificação com o endereço para acesso à função Traduzir Itens Consumo Direto, para que seja feita a tradução deste(s) item(s).

4. Uma vez feita a tradução de códigos, estas informações são registradas pelo sistema. Caso o fornecedor faça o faturamento posteriormente, e envie a nota fiscal por intermédio do e-Collaboration, não será necessário fazer uma nova tradução, pois esta informação já estará registrada no sistema. Neste caso, a tradução dos códigos é automática, tanto do lado do fornecedor quanto do cliente. 

 

Configurações necessárias para o Processo

Papéis necessários

Os seguintes papéis podem acessar funcionalidades do processo de pedidos:

Cliente:

Fornecedor:

 

Contatos necessários

Os seguintes contatos devem estar configurados para o processo:

Cliente:

  • Compra

Fornecedor:

  • Venda

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